
Dr. Eduardo Moraes
HARMONIZAÇÃO DERMATOFUNCIONAL
PEELING QUÍMICO
O que é peeling químico?
É um procedimento no qual o profissional aplica um ácido na pele do cliente para promover sua esfoliação. Podem ser utilizados diversos tipos de ácidos e esta escolha dependerá do tipo de pele e o que se deseja tratar: acne, manchas, poros dilatados, rugas, queratoses, etc.
Para que servem?
Os peelings melhoram a textura da pele, clareiam manchas e atenuam rugas finas, diminuem a oleosidade da pele, sendo coadjuvantes no tratamento da acne e dos poros dilatados.
Onde podem ser feitos?
Os peelings podem ser aplicados na face, pescoço, colo, antebraços, mãos, costas, no tronco, praticamente em qualquer local do corpo.
Como é feito?
O profissional aplica o produto sobre a pele limpa, espalhando-o uniformemente. Alguns peelings são indolores, em outros pode haver ardência e queimação, dependendo do ácido aplicado. Alguns tipos de peelings são retirados em poucos minutos. Em outros, o paciente vai para casa com o produto e só retira algumas horas depois.
Quais são os tipos de peelings químicos?
Os peelings podem ser classificados em superficiais, médios e profundos dependendo da camada da pele a ser atingida. Resultados bons e seguros podem ser obtidos com peelings superficiais seriados, realizados em pequenos intervalos (em geral de 15 em 15 dias). A descamação da pele costuma ser fina e não atrapalhando o dia a dia, podendo o paciente voltar à sua vida normal no dia seguinte. Os peelings superficiais melhoram a textura da pele, clareiam manchas, atenuam rugas finas e ajudam no controle da oleosidade e no tratamento da acne. Os peelings médios provocam descamação mais espessa e escura, necessitando de 7 a 15 dias para retorno à vida normal, porém são mais indicados quando a pele já apresenta asperezas como as ceratoses (lesões pré-cancerosas) e rugas mais pronunciadas. Os peelings médios renovam a camada superficial da pele, clareando manchas e alterações de superfície da pele, como rugas, cicatrizes de acne discretas e queratoses. Já o peeling profundo é bem mais agressivo que os demais, provoca a formação de muitas crostas e a sua recuperação pode durar até um mês. Promove renovação importante da pele e diminuição até mesmo de rugas mais profundas. Seus resultados costumam ser mais aparentes, porém aumentam também seus riscos, desconforto e tempo para recuperação da rotina.
Quais são os cuidados para realização dos peelings?
A pele deve ser preparada previamente com antecedência de 7 a 15 dias com uso de cremes prescritos pelo profissional. Estes cuidados permitem a obtenção de melhores resultados, além de ajudar a evitar possíveis efeitos indesejáveis dos peelings, como pigmentação pós-peeling ou queimaduras. No pós-peeling deve-se evitar exposição solar direta e usar filtro solar, além do tratamento que é recomendado para uso diário.
A aplicação

A Descamação

Tratamento pós-peeling

Resultado surpreendente
