3 ERROS DIÁRIOS QUE PODE PIORAR AS MANCHAS NA PELE. (PARTE 1)

Updated: Jun 24, 2018



Quando o assunto é  manchas na pele, sabe-se que 90% das rugas e manchas são decorrentes da exposição solar e outras fontes de luz em geral. 


Para comprovar essa afirmativa, solicite a uma pessoa de idade avançada que mostre uma região de normalmente não fica exposta ao sol (ex.costas ou abdome) e compare com o aspecto da pele do rosto, dorso da mão e compare as duas regiões (figura abaixo).


Fotoenvelhecimento x Idade cronológica da pele

Você observa a diferença?  A pele da região não exposta ao Sol é mais clara, hidratada, firme e homogênea. Essa pele representa a idade cronológica aquele indivíduo. Já a pele com aparência mais envelhecida, mostra o fotoenvelhecimento.


Nos cuidados com a pele é muito fácil ocorrer pequenos equívocos, o que acarreta no desenvolvimento de manchas de pele ou na aceleração do processo de fotoenvelhecimento.


Então, para você não cometer esses erros e seguir mantendo a pele do rosto com uma cor homogênea, conheça os 3 erros do dia a dia  que desenvolvem ou pioram as manchas na sua pele.


1 - Não passar o filtro solar em dias de chuva ou nublados.

Em dias que não enxergamos os raios de sol devido a chuva ou presença de nuvens, os raios UV chegam á nossa pele da mesma forma e agem como em dias ensolarados!


Os Raios UVA têm maior penetração e fazem danos a longo prazo.

Além disso, os raios UVA além de conseguirem chegar até você, ainda penetram na pele e chegam à camada mais profunda, a derme, e geram radicais livres, que por sua vez, auxiliam muito no desenvolvimento ou pioram as manchas de pele.




2 - A forma como você passa o filtro solar. Será que você aplica uniformemente?

Muitas pessoas dizem que aplicam o filtro solar todo o dia, mesmo em dias nublados, dizem que estão fazendo tratamento para  clareamento da pele, mas as manchas ainda estão ali!!! Como é possível? A forma de aplicação também influencia!


Manchas no rosto

Pode ocorrer de você aplicar o filtro no rosto e por algum motivo se detêm à algumas áreas, porém outras áreas ficam com pouco ou nenhum filtro... justamente a área aonde ocorre a mancha!


A dica é prestar bem a atenção como você aplica o filtro. Preencha todas as regiões e preste a atenção nos seguintes locais: Testa, região dos olhos e lateral, supra e infralabial e o nariz.



Regiões que podem ser esquecidas quando se aplica o filtro solar.


3 - Abusar dos peeling e tratamentos agressivos!


Se você já faz tratamentos clareadores ou rejuvenescedores, em casa ou com algum profissional, cuide para respeitar o período entre os procedimentos ou não realizar procedimentos por muito tempo.  Não é saudável a ideia de descamar, descamar e descamar. Quando a pele é recuperada? É muito importante ter períodos apenas de NUTRIÇÃO ou HIDRATAÇÃO da pele, para ela restabelecer seu potencial como tecido VIVO!


CONSIDERAÇÕES:

  • Lembrem que a pele É NOSSO ÓRGÃO DE PROTEÇÃO, é essa a sua principal função.


  • A melanina (pigmento escuro que dá cor a pele e a mancha) tem função  PROTETORA, e se determinado local esta mais escurecido, isso pode ser um sinal de que essa região sofre constantemente algum tipo de DANO, observe sua rotina e talvez ajude a descobrir o que é.


  • Se você identificou alguma mancha , busque auxílio profissional, evite receitas caseiras, como você vai saber se determinada receita não vai prejudicar a sua pele?


Para fechar nosso assunto:

Trate a beleza da sua pele como um consequência da SAÚDE dela. Não se detenha apenas em se livrar daquele pequeno "defeito" e sim em cuidar da sua pele, do seu corpo, de VOCÊ, um ser belo e vivo. Isso é um ato de amor com você mesmo(a).

Um grande abraço!

Eduardo Moraes